Oi. Olá. Como estão?
Meu nome é Sheila, mas podem me chamar de Lightning okay?
Vou falar sobre o livro Feita de Fumaça e Osso da Laini Taylor para vocês.
Pra começar devo dizer que quando li esse livro foi puramente porque achei a capa bonita, simples. Não li resumo, sinopse nem nada, só gostei da capa então comecei a ler e OMG!
Okay, vamos do começo.
O livro é narrado em 3ª pessoa e conta a história de Karou uma garota comum - nem tão comum assim - que mora em Praga e faz faculdade de Artes junto com a melhor amiga Zuzzana. Na verdade, a primeira coisa estranha em Karou é seu cabelo, ele é azul. AZUL. E naturais, sim, eles realmente nascem dessa cor.
Tudo começa mais ou menos quando marcas queimadas de mãos aparecem de forma misteriosa em portas ao redor de todo o mundo, uma coisa mais ou menos meio bizarra. Karou além de ter cabelo azul tem uma família ainda mais confusa, ela é criada por Brimmstone que é um Quimera, mais ou menos um monstro - ou demônio - com forma humana misturada com partes de animais.
Karou não sabe de onde ela veio e nem quem são seus pais, tudo que sabe é que Brimmstone a criou desde criança na sua loja junto com mais três quimeras, que para Karou eram sua família - e daí que eles tinham cabeça de animal? - e ela trabalha como caçadora de dentes.
Não se preocupe. Ela não é a fada do dente.
Ela negocia com os mais diferentes tipos de pessoas em troca sempre da mesma mercadoria, dentes, pra quê? Karou não faz ideia. Brimmstone nunca conta. Em troca do seu trabalho a garota é paga com desejos - pequenas moedinhas que equivalem a um desejo.
Tudo muda quando Karou encontra numa certa noite um anjo com asas de fogo fazendo uma das marcas de mão, seu nome é Akiva e é ai que a coisa se complica.
Bem, vamos lá. Quando eu comecei a ler me perguntei seriamente se o livro não era alguma releitura bizarra da fada dos dentes porque sério quem roubaria dentes, tipo, pra quê? Logo no início o livro já apresenta alguns personagens importantes - o ex-namorado chato de Karou e sua amiga Zuzzana - e cenas realmente muito cômicas que me conquistaram. A medida que a leitura vai avançando e o mistério começa a envolver a história você fica mais atento, a sensação que eu tive é de estar sempre esperando por um coisa acontecer. Que coisa? Não faço ideia. E para alguém que foi ler o livro às cegas eu me dei muito bem.
A narração da história é maravilhosa, Laini Taylor - a autora do livro - tem um jeitinho interessantíssimo de colocar uma gota de mistério em cada parte, não é uma leitura direta e fluída tipo Jhonn Green, o livro é bem trabalho nos textos e isso chega a cansar um pouquinho às vezes, quando você quer muito que tal coisa aconteça mas a narração não acaba.
Não é um ponto negativo, só que os leitores que não gostam de textos mais trabalhados podem não gostar. Em todo caso, eu achei as descrições ótimas porque dá pra visualizar as cenas direitinho, os personagens e todo o plano de fundo da história.
O maior ponto do livro é a originalidade. O mundo criado pela Laini nesse livro é de tirar o fôlego, livros de fantasia e magia estão muuuuuuito saturados, convenhamos, é muita porcaria e muita cópia rodando por ai. Feita de Fumaça e Osso se aplica aos originais.
Não tem nada como isso, você não vai encontrar um outro livro de quimeras e dentes e anjos como neste livro e isso pra mim é a melhor parte. A habilidade que a autora teve que preparar o mundo - os mundos alias porque a história não se passa só na Terra - e cada personagem, são todos muito originais e palpáveis. Diálogos inteligentes e descontraídos e também partes tensas que te fazem prender a respiração.
Alguns personagens da história...
Minha personagem favorita é a Zuzzana. Gostei dela desde cara, a garota é baixinha mas põe qualquer grandão metido à besta no chinelo, a maior parte descontraída e engraçada do livro está em cima de Zuzzana e eu gostei muito dela, é uma amiga leal e uma garota forte e determinada que não se abala fácil.
Karou também é cativante - embora algumas vezes eu tenha desejado dar uns socos nela - como toda personagem principal ela é heroica e bastante corajosa, tem um humor ácido e bastante engraçado mas é muito volúvel sentimentalmente então como ela é depende de como ela se sente. É uma personagem digna de heroina, é corajosa e acima de tudo trabalha para proteger aqueles que ama.
Akiva foi um cara com quem no começo eu não me dei muito bem, talvez por causa da forma como ele é apresentado pela primeira vez mas não senti muita empatia por ele, no entanto isso foi mudando ao caminhar do livro. (só comecei a realmente gostar dele a partir do 2º livro então isso fica pra outra resenha rsrs).
Liraz e Hazael, os irmãos de Akiva, não me cativaram de primeira nenhum pouquinho. Pensei neles como hostis e maus, maaaas logo percebi que os julguei mal por não ter muito deles no início, depois passei a achá-los vorazes (Liraz) e engraçados (Hazael).
Brimmstone é um mistério do começo ao fim do livro, sério, é impossível conseguir tirar conclusões diretas sobre ele porque ele é muito misterioso, então isso acabou por transformá-lo numa incógnita, uma charada que eu - e Karou durante o livro - tentava desvendar, sabe aquele tipo de charada que você simplesmente se recusa a deixar pra lá? Desse jeito.
Alguma coisa à mais...
Feita de Fumaça e Osso é o primeiro livro da trilogia, seguido de Dias de Sangue e Estrelas que é o livro 2, e Sonhos com Deuses e Monstros que é o livro 3.
Se você não gosta de romance, Feita de Fumaça e Osso não é pra você. Não é um livro melodramático e nem aqueles romances água com açúcar insuportáveis, ou seja, não é nenhum Crepúsculo da vida. Mas tem sim bastante romance do livro, principalmente esse primeiro volume da série uma boa parte do livro é dedicada ao romance entre Karou e Akiva, como eu disse antes, não é aquela coisa melosa, mas é romance.
Não tem grandes cenas de ação e tudo o mais, pelo menos esse primeiro volume o livro é mais "parado" por assim dizer, digamos que o primeiro volume da série prepara o terreno para a bomba que é a série completa.
Por fim se começou leia o livro até o final antes de decidir se gostou ou não, vai te dar uma compreensão mais completa e eu tenho certeza de que o final vai te surpreender.
Então é isso. Espero que tenham gostado.
Eu recomendo bastante esse livro pra quem gosta do gênero de fantasia ficção e tal, o livro me surpreendeu bastante e a história é com certeza muito envolvente. Fora que a capa é linda e por dentro também.
Por favor se você já leu o livro comenta aqui qual foi a sua opinião se você gostou ou não e por quê. Se gostou da resenha e claro, caso queira pedir resenha de algum livro!
Vou continuar as resenhas dos outros dois volumes da série, e outros livros também.
Até!
Beijo da Light


Nenhum comentário:
Postar um comentário